top of page

Licorice Pizza - Resenha

  • Foto do escritor: Joane Isabel
    Joane Isabel
  • 28 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de ago. de 2022

Nos anos 70 em San Fernando Valley, na Califórnia, dois jovens Alana e Gary se conhecem e desenvolvem uma paixão em meio a tanta mudanças e em um período um tanto quanto turbulento, algo que também pode se dizer da relação entre os dois.


ree

O filme escrito e dirigido por Paul Thomas Anderson acompanha esse casal de jovens que se conhecem em uma escola durante uma sessão de fotos. Gary é estudante dessa escola e ao ver Alana o garoto se apaixona instantaneamente, Alana que está trabalhando na sessão de fotos tenta colocar o garoto no seu lugar, pois ela com 25 anos não se relacionaria com um adolescente 10 anos mais novo. Mas parece que essa diferença de idade não interfere nos dois saírem para jantar e criarem um laço de amizade.


Amizade essa cheia de altos e baixos e que se estende durante todo o filme e nos faz questionar se um dia essa relação será mais do que isso. Gary tem apenas 15 anos e mesmo que já tenha vivido muita coisa, pois trabalha atuando desde novo, continua sendo imaturo e possuindo todos os jeitos e atitudes de um adolescente, mesmo ele querendo provar o contrário. Alana é uma jovem adulta frustrada, que já passou por vários trabalhos e ainda não sabe o que quer da vida.


A relação criada entre os dois por mais que bonita, é confusa, em partes tóxica e causa um sentimento de estranheza durante todos os momentos compartilhados entre eles, Alana e Gary sabem que uma relação dos dois não é uma boa escolha, mas as circunstâncias parecem não deixar isso tão claro. Toda a estética do filme, as cenas, os cenários contribuem para que esse “romance” aconteça e ao mesmo tempo grite que essa relação não daria certo.


E talvez seja essa a intenção, criar essa dualidade de sentimentos e possíveis escolhas que os personagens irão fazer, ou não. O filme se passa durante o verão e são tantas as possibilidades, são tantos os momentos vividos por esses dois jovens, as inúmeras oportunidades e decisões que são tomadas e tudo isso reflete diretamente na relação dos dois e nos questionamentos por nós do outro lado da tela. Os dois terminaram juntos? Será certo os dois ficarem juntos?


Paul Thomas Anderson com a sua direção e roteiro, cria um ambiente nostálgico, colorido, divertido e repleto de reflexões e questionamentos, sendo eles sobre o amor e amizade entre duas pessoas de idades distantes e as dificuldades em amadurecer e fazer a escolha “certa”, sempre com aquele sentimento de dúvida que paira na cabeça de cada um deles e de nós.


Comentários


  • Black Instagram Icon
  • TikTok
  • Preto Ícone Twitter

© 2022 por Conversa de Cinema. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page